© 2018 por Grupo Ápice

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

+55 (27) 3227-7097

  • Comunicação

Os 5 R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar



O que você tem feito para ajudar o ambiente em que você vive? Você pratica os 5 R’s na sua vida?

Conheça o significado dos 5 R’s da sustentabilidade e saiba como aplicar cada um deles na sua rotina. Se cada um fizer sua parte, mudar o mundo não fica difícil.

Repensar:

Você compra apenas o que precisa ou compra sem refletir a necessidade do produto? Repensar é avaliar os hábitos do seu consumo, se aquilo que está adquirindo é realmente necessário para você. Avalie se já não possui algo semelhante ou que possa ser reaproveitado. É importante pensar que todos os produtos adquiridos terão um descarte, jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha que já foi utilizado, opte por lâmpadas econômicas e pilhas recarregáveis.

Reduzir:

Pratique a redução dos consumos desnecessários! Isso vale para refis, embalagens retornáveis, embalagens econômicas, lâmpadas de LED, produtos a granel. Use os dois lados da folha de papel, customize móveis antigos e faço-os parecerem novos, faça doações para aqueles que precisam.

Recusar:

Recuse todos os produtos que prejudicam a natureza e a saúde. Seja um consumidor consciente e diga não as embalagens de plástico. Faça uso das ecobags, fique atento às empresas que são parceiras do meio ambiente e que não fazem testes em animais, evite o uso de aerossóis e lâmpadas fluorescentes, pois liberam mercúrio, que é altamente tóxico. Adote um consumo mais racional!

Reutilizar:

Amplie a vida útil dos produtos o máximo que permitirem. Dê uma nova vida para os materiais que já foram usados. Reforme móveis, customize roupas, doe, conserte o que estiver quebrado, use sua criatividade, faça artesanato, faça adubo natural. Há diversas opções para recriar e reutilizar!

Reciclar:

Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável. A reciclagem é a transformação da matéria prima para a fabricação de outro produto. Esse processo diminui a extração de recursos naturais e economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas.

127 visualizações